O Núcleo Incubador Serra (NIS), por meio de editais públicos, abre oportunidades para que pessoas físicas ou jurídicas possam participar dos programas de pré-incubação e incubação.

 

Pré-Incubação

 

O programa de Pré-Incubação consiste no oferecimento de um conjunto de atividades que visam apoiar novos empreendedores que apresentem ideia, projetos, produtos, processos, protótipos, associados a propostas de empreendimentos baseadas em inovação e tecnologia com aderência a uma ou mais áreas de atuação do Ifes campus Serra, e que precisem de suporte e orientação para transformar o empreendimento apto aos processos seletivos de incubação.

Na fase de pré-incubação, os empreendedores recebem orientação e acompanhamento para

desenvolvimento do plano de negócios, formalização da empresa, análise de viabilidade econômica e tecnológica, além do desenvolvimento inicial do protótipo (produto) ou processo (serviço).

Nesta fase, os objetivos gerais são:

I. Aprimoramento do plano de negócio do empreendimento;

II. Aperfeiçoamento do produto, processo, serviço ou protótipo funcional do empreendimento;

III. Amadurecimento das competências dos empreendedores que serão necessárias ao desenvolvimento do empreendimento;

IV. Habilitar o empreendimento como potencial candidato ao processo de Incubação.

 

Programa de Incubação

 

Destinado exclusivamente à pessoa jurídica (empresa).

Nesta fase, é oferecido apoio técnico e condições necessárias ao desenvolvimento das competências empresariais do empreendimento nascente de base tecnológica para produção e comercialização de produtos ou prestação de serviços.

A seleção dos empreendimentos é em atenção aos requisitos constantes no edital de incubação, dentre eles a elaboração do Plano de Negócios da empresa. Os interessados passarão por avaliação de um Comitê e, em função do resultado e da disponibilidade de vagas, ocupar-se-ão as vagas destinadas à incubação.

Nesta fase, a empresa passa a utilizar as dependências do NIS e a usufruir dos serviços disponibilizados. O prazo de incubação é de dois a três anos.